O Agronegócio

O Agronegócio no Brasil 

O agronegócio é uma atividade que tem apresentado grande crescimento significativo em nosso pais. Esse oficio esta vinculado com atividades da agricultura e pecuária,   e por englobar desde a produção  ate a distribuição dizemos que é uma atividade ligada aos 3 setores econômicos.

Atualmente  o agronegócio representa 27% de nosso PIB- Produto Interno Bruto, gera cerca de 37% dos empregos no Brasil e compõe  40% de todas as exportações brasileiras, para chegar á esses números contamos com mais de 56 milhões de hectares utilizados para o cultivo, 220 milhões de hectares aplicados em pastagens e 4.9 milhões de estabelecimentos rurais, porem dessas grandes estruturas apenas 40% apresentam fontes de tecnologias, as demais utilizam de métodos tradicionais para realizar tal atividade. 

Com a estrutura citada anteriormente a safra brasileira lidera o ranking mundial produtivo, sendo responsável pela maior produção de  café, açúcar, suco de laranja, tabaco entre outros, estamos também inclusos entre os primeiros lugares na exportação de carne bovina, carne de frango, açúcar, cafe e estamos a caminho de ser o maior exportador da soja. O brasil ocupa essas posições, pois temos um solo fértil que facilita a agricultura, alem da abundancia na disponibilidade de água, biodiversidade bovina e grandes números de trabalhadores que contribuem para o sucesso do agronegócio. Alem desses fatores nosso pais possui o Plano de Safra, ( programa inédito do Governo Federal para estimular o desenvolvimento do setor por meio de linhas de crédito para o aumento de produção e a geração de emprego e renda), juros baixos nos produtos e outros subsídios para que cada vez mais a capacidade  eficiência e rapidez na produção aumente, promovendo também as participação das multinacionais nesse ramo. 

Apesar de todas as vantagens citadas anteriormente o sistema de transporte de nosso pais compromete o desempenho do agronegócio, visto que tal atividade exige que haja bons meios de condução, por exemplo, o Brasil possui amplas estradas rodagem  porem com péssimas condições de uso que não atendem o aumento das exportações, as ferrovias são insuficientes e as hidrovias apresentam baixa extensão, outra opção seriam as navegações por cabotagem que não sao utilizada em nosso pais apesar do potencial que temos, o fato é, todos esses fatores  interferem diretamente no custo final do produto colocando em risco sua competitividade. Outro problema encontrado são os impactos ambientais gerados pelo desmatamento para a ocupação do solo. Vale ressaltar que todos esses empecilhos se dão devido a falta de investimento do governo nessa área,  apesar desse gerenciamento oferecer algumas vantagens não vemos melhoria no que de fato precisa ser melhorado, temos grande potencial para cada vez mais aumentar nossa capacidade produtiva, porem o governo vem estabilizando o crescimento do agronegócio em nosso pais. 

Dados do Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias. 

 

Imagem

Thamyris Lais Neves de Lima, N 26

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s