Monsanto

A Monsanto é uma grande empresa, multinacional, que atua no agronegócio e é responsável pela produção de herbicida glifosato que é um produto químico utilizado na agricultura para o controle de ervas, ela também é muito conhecida por produzir sementes transgenicas, e por comprar diversas empresas do ramo do comércio internacional de alimentos, como a indústria de sementes Agroceres, a Agroeste sementes, a Canavialis e a Alellyx. Além disso, a Monsanto já possuía a brasileira Monsoy desde 1997.
Nos anos 40 ela se tornou umas das principais fornecedoras de plástico, incluindo polietileno e fibras sintéticas. Desde então, ela se manteve entre as 10 maiores indústrias químicas estadunidenses.Porém a partir dos anos 30 já se tinha alguns indícios dos perigos na composição de alguns produtos, que foram comprovados por volta dos anos 60 e 70. Os PCBs e outros compostos organoclorados provocavam câncer e estavam relacionados com um conjunto de transtornos reprodutivos e imunológicos. O Ascarel é proibido hoje no mundo, mas ninguém sabe o que fazer com as milhões de toneladas do produto estocadas por todo planeta. Há cerca de cinco anos a imprensa noticiou que pessoas de classe baixa, cariocas estavam pegando ascarel de um depósito e usando-o como óleo de cozinha!
A Monsanto foi a principal acusada na demanda interposta pelos veteranos da guerra do Vietnã que, depois do conflito, apresentaram uma série de doenças atribuídas a exposição ao agente laranja, que devido a maior quantidade de dioxinas era altamente perigosa.
É preciso observar que os militares prestaram serviço por no máximo um ano no Vietnã. Mas e os nativos da região? Estimativas dão conta da existência de mais de 500 mil crianças nascidas no Vietnã desde os anos 60 com deformidades relacionadas às dioxinas contidas no agente laranja.
Mais tarde foi comprovado que alguns produtos promovia o crescimento de tumores cancerígenos.
A Monsanto foi acusada e processada por diversas coisas, e inclusive teve que pagar indenizações altas devido a causar danos ao meio ambiente. Atualmente apesar de tudo, a Monsanto ainda é uma grande multinacional e continua representando perigo para a sociedade, e foi eleita na vigésima sexta posição a melhor empresa para se trabalhar no Brasil.

Nome:Pamella Martins
n°22

Deixe um comentário